Seja muito bem vindo(a)
Cirurgias
Mama - Mamoplastia redutora (redução mamária)
O crescimento excessivo das mamas durante seu processo natural de desenvolvimento, ou decorrente de grandes ganhos ponderais, alterações hormonais e outros fatores leva a um quadro conhecido como HIPERTROFIA MAMÁRIA.
A hipertrofia é classificada em vários graus, de acordo com sua severidade, e normalmente se apresenta de maneira assimétrica (mamas desiguais) e ptótica (mamas “caídas”). A MAMOPLASTIA REDUTORA, como o próprio nome já indica, é um procedimento que visa redução e reposicionamento mamário.
A escolha da melhor técnica cirúrgica a ser utilizada dependerá de cada pessoa e, portanto, de uma avaliação criteriosa por parte do seu cirurgião.
Em relação aos cuidados após a plástica de redução mamária, é apropriado que a paciente evite dormir de bruços e dirigir por três a quatro semanas, poupando-se de esforços físicos ou academia pelo período de um mês. Dependendo da recuperação de cada pessoa, o médico responsável irá fazer concessões gradualmente. Os cuidados com as cicatrizes persistem até o sexto mês, pois a exposição solar antes deste período pode gerar manchas permanentes. Cremes específicos serão prescritos na tentativa de otimizar o resultado cicatricial final.
Pode haver diminuição da sensibilidade das aréolas e mamilos após a Mamoplastia Redutora, de maneira transitória ou permanente, dependendo do volume retirado e de características individuais da paciente.
A amamentação também pode sofrer alterações, mas boa parte das mulheres consegue ter uma produção láctea adequada após sua recuperação completa, especialmente nas pequenas reduções.
Outras dúvidas devem ser abordadas e esclarecidas junto ao seu Cirurgião.